terça-feira, 13 de agosto de 2013

Instrumentos da Família das Cordas

Bom dia Senhoras e Senhores Moças e Rapazes!!
Como dito e prometido no ultimo post, hoje vou dar sequencia no post INSTRUMENTOS, porem agora vou falar dos instrumentos da família das Cordas, ou seja, a família dos Violinos, das Violas, dos Violoes, etc.
Como sempre digo, sera um post bem resumido, pois são muitos instrumentos, e o post ficara muito grande, mas caso alguém queira saber mais sobre algum dos instrumentos peça nos comentários ou por e-mail e eu farei um post especifico.

VIOLINO

Os primeiros violinos foram feitos na Itália entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebeca, a vielle e a lyra da braccio. Durante 200 anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe teve origem nas famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius.
O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do tipo de encordamento utilizado,
podem-se produzir timbres mais aveludados.
Executasse na clave de sol, o violino até 9 pisições ou oitavas.

_______________________________________________________________________________

VIOLA
A viola assemelha-se visualmente ao violino (inclusive na maneira de se tocar), mas tem um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo. A viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico. 
A viola foi criada entre os séculos XIV e XV. A primeira Publicação relativa foi: Régola Rubertina em 1543 por Ganassi del Fontego. 
A viola como a conhecemos hoje possivelmente surgiu da Viola D'amore. Tem tamanho pouco maior que o violino e também arco com tamanho e peso diferente do violino. Porém, para se tocar o instrumento adota-se técnica praticamente idêntica.

_______________________________________________________________________________

VIOLONCELLO

O Violoncelo (o rei das cordas) é geralmente abreviado por apenas cello, que é o diminutivo do termo em italiano. Tem origem no início do século XVI, membro da família Viole da Braccio. 
Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII (Período Barroco). 
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Com seu timbre doce, melodioso, sua tecitura extensa, arranca atença por onde se toca.

_______________________________________________________________________________

VIOLÃO

Guitarra clássica (no Brasil conhecida como violão) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão.

_______________________________________________________________________________

Estes são os instrumentos da  familia das cordas eruditos, entre muitos outros: Guitarra eletrica, Baixo eletrico, Cavaquinho e mais.




Essa foi uma breve apresentação dos instrumentos da família das cordas, aquele que não conhecia algum dos instrumentos vou colocar um link com videos abaixo dos instrumentos solando alguma musica para vocês conhecerem os diferentes timbres.

CLICK AQUI



saudações musicais a todos!!







Sempre lembrando, caso tenham alguma duvida, me perguntem, eu sabendo responderei de imediato, caso não saiba pesquisarei para responde-los!!
Caso não consigam perguntar aqui pelo blog, meu e-mail é ciclofonsecaweb@hotmail.com Perguntem a vontade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário