quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Instrumentos da Família dos Metais

Bom Dia Senhoras e Senhores Moças e Rapazes!
Para dar uma dinamizada no blog fiz esse post falando sobre os instrumentos, para aquele que talvez não conheça todas as opções que existe entre o maravilhoso mundo da musica.
Nesse post vou falar somente sobre os instrumentos da família dos Metais, no próximo post estarei falando um pouco sobre os instrumentos da família das Madeiras, das Cordas e Percussão.
Vou procurar falar menos técnico possível, para que seja uma leitura agradável.







TROMPETE


O trompete foi incorporado à orquestra tocando em óperas e música sacra no início, para reforçar as passagens que expressassem estados de espírito tais como alegria ou triunfo. Era um instrumento muito limitado, pois antes da invenção do sistema de válvulas estava restrito às notas naturais da série harmônica. Várias tentativas foram feitas para aumentar a extensão de notas, que foi resolvido com a invenção do sistema de válvulas muitas anos depois.
Hoje são usados vários trompetes nas orquestras, o mais comum é afinado em si bemol e em dó, mas encontram-se trompetes afinados em ré, mi bemol e fá agudo, para peças que requeiram o registro agudo.
Responsável por um timbre marcante e brilhante na musica, ele geralmente executa o solo ou soprano.
Hoje muito usado também nas banda de jass!

_______________________________________________________________________________

FLUGELHORN

Em português o nome literal é: fliscorne, mas o nome adotado no Brasil vem do alemão Flügelhorn. Seu timbre é mais suave e escuro que seu irmão o trompete, (afinação em Si bemol). Possui a campana mais cônica em relação ao trompete, que é mais cilíndrica e a volta do tubo é mais espaçosa. No todo é um instrumento maior em tamanho e calibre, por isso seu timbre mais grave e escuro.
No princípio era recurvado em forma de meia-lua e mais tarde tornou-se enrolado de maneira semelhante ao trompete mas com tubo cônico. Como instrumento antigo de chaves, ou seja, rotores, mais tarde substituídas por pistões.
Ele geralmente executa segunda voz ou contralto na musica.

_______________________________________________________________________________

TROMPA


A trompa existe há milhares de anos entre os povos mais antigos. As primeiras trompas eram usadas 
para outros fins do que à música, para amplificar e distorcer a voz, gritando ou falando através delas.
Seu corpo é um tubo metálico de 3,7 metros de comprimento, ligeiramente cônico, com um bocal numa
das extremidades e uma campana na outra, enrolado várias vezes sobre si mesmo, com 3 ou 4 chaves.
O timbre da trompa é o mais rico em harmônicos, com som muito rico e puro, assemelhando-se muito à
voz humana. A mão dentro da campana permite uma enorme variedade de timbres e efeitos.
O timbre da trompa da uma sensação de um som celestial, monárquico de rico que é, na musica geralmente fica com a passagens de maior expressão.

_______________________________________________________________________________

TROMBONE DE PISTO OU DE VARA



O Trombone como outros instrumentos de sopro, tem a sua origem em troncos ocos e chifres de animais, para produzir sons com fins religiosos, festivos, guerreiros ou simplesmente estéticos.
O aparecimento do Trombone de varas dá-se no séc. XV entre 1420 e 1440 e provavelmente os seus primeiros construtores eram flamengos que fabricavam instrumentos para a corte de Borgonha/Espanha.
O “Trombone Tenor” é o mais utilizado em orquestras sinfônicas, era indispensável para Beethoven, e foi tratado como instrumento solista por muitos outros compositores.
Responsável por um timbre tão harmônico, que já é comparado a voz humana, (um dos instrumentos que mais se aproxima da voz humana), hoje muito utilizado nas bandas de jass junto com o trompete, nas orquestras e bandas de fanfarra.
Na sua família pode se encontrar os trombones de pistos ou de vara, sendo nas vozes soprano, contralto, tenor ou baixo.

_______________________________________________________________________________

EUPHONIUM OU BOMBARDINO

O nome do instrumento provém da palavra Euphonium que significa som bonito. Assim é chamado por ter o timbre mais suave e “redondo” que o do trombone. 
Usualmente tem 3,4, 5 ou 6 válvulas e também é conhecido como tuba tenor. A sua extensão é semelhante à do trombone e à do fagote, alcançando 4 oitavas. 
O euphonium é caracterizado por um timbre escuro, suave e delicado, assemelhando-se ao do trombone, porem um som mais doce, quando o do trombone é um som mais rasgado, som de lata, de metal.
O eufônio é confundido com o barítono. O barítono pertence à classe das saxotrompas (tubo mais estreito, bocal mais semi-esférico), enquanto o eufônio pertence à classe das tubas (tubo mais largo, bocal mais profundo).

_______________________________________________________________________________

TUBA


A tuba é um instrumento aerofone de metal, dotado de um tubo largo e válvulas, é o maior e o mais grave da família dos metais, porém é o mais jovem da familia, tendo sido inventada por volta de 1820.
Foi integrado na orquestra no século 19.
São construídas em diversos tamanhos e alturas, sendo as 3/4, 4/4, 5/4, e as antigas e raras 6/4, e têm de 3 a 6 pistos ou rotores, atualmente a maior parte dos tubistas usa a tuba dupla que combina duas afinações.
O diâmetro interno, amplo e cônico, e o bocal com o formato de taça confere à tuba um timbre redondo, cheio e rico, porém um pouco oco e surdo. Às vezes a tuba é utilizada para tocar uma melodia, mais freqüentemente, a tuba reforça a linha do baixo e estabelece uma base sólida para a seção de metais.

Essa foi uma breve apresentação dos instrumentos da família dos metais, aquele que não conhecia algum dos instrumentos vou colocar videos abaixo dos instrumentos solando alguma musica para vocês conhecerem os diferentes timbres.

TROMPETE:
FLUGELHORN:
TROMPA:
TROMBONE:
EUPHONIUM:
TUBA:



saudações musicais a todos!!







Sempre lembrando, caso tenham alguma duvida, me perguntem, eu sabendo responderei de imediato, caso não saiba pesquisarei para responde-los!!
Caso não consigam perguntar aqui pelo blog, meu e-mail é ciclofonsecaweb@hotmail.com Perguntem a vontade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário