terça-feira, 6 de agosto de 2013

Propriedades do som e musica

Boa Tarde, Senhoras e Senhores Moças e Rapazes!

Estava pensando, e cheguei a conclusão que não tem como falar de musica sem citar as propriedades da musica!!

Por isso decidi fazer esse post, (alias foi ate um dilema decidir se eu faria ou não esse post, porque eu estou seguindo muito a linha teórica acho que isso torna o blog (leitura) chato e cansativo).

Para que deixe de ser muito teórico preciso que vocês leitores me façam perguntas, compartilhem as suas duvidas e teremos um relacionamento mais dinâmico e com linguagem popular!

Mas vamos as Propriedades do som e da Musica:



Podemos começar pelo SOM, que é a Física da musica, toda e qualquer vibração gera ruido, (ruido esse que pode ser musical ou não). O som é tudo aquilo que podemos ouvir (um assovio, uma musica, o barulho de um carro e outras coisas, tudo isso é som, pois conseguimos ouvir). Existem dois tipos de som: som musical e som não-musical.

(Som musical é aquele que é agradavel ao ouvido, um som regular, ritmico, harmonico e que podemos escrever). As notas musicais são exemplo de som musical. Um instrumento tocando também é som musical.(Som não-musical é aquele que não podemos escrever, pois é irregular, é desagradavel ao ouvido, são ruidos ou barulhos). A buzina de um carro é um som não-musical, assim como o barulho de um objeto caindo, alguma coisa sendo arrastada, uma batida na mesa, etc.

Quando algo algum corpo vibra uma certa quantidade de vezes no tempo de 1 segundo, ele está produzindo som. Para o ser humano, o som corresponde às vibrações de 20 vezes em um segundo a até 20.000 vezes em um segundo. São as captadas por nossos ouvidos. Os elefantes sentem vibrações a partir de 12 vezes por segundo, e as baleias a partir de 8 vezes por segundo. Já os cachorros sentem vibrações até quase 45.000 vezes por segundo. Quando dizemos “vezes por segundo”, chamamos isso de Hertz, ou Hz. Homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, foi quem primeiro descreveu o fenômeno. Existe o kHz, sendo o “k” a expressão de 1.000. Ou seja, 20KHz = 20.000Hz. O "k" é minúsculo, mas é mais comum ver KHz que kHz. A quantidade de vibrações que cada espécie animal consegue sentir é chamada de espectro audível. Para o ser humano, o espectro audível é de 20Hz a 20KHz. O valor máximo (20KHz) se reduz com a idade.
Propriedades do Som

O som tem quatro propriedades (partes do som).

Elas são: altura, duração, intensidade e timbre.


Altura:

É o que classifica o som em agudo, médio ou grave. Agudo é um som mais fino, como a primeira corda de um violino, por exemplo, Médio o som de um saxofone tenor, e Grave o som de uma Tuba. Na música, o que é mais agudo (mais fino) dizemos que é mais ALTO. O som mais grave (mais grosso) dizemos que é mais BAIXO.

Duração:

É o que classifica em longo ou curto, ou seja, o tempo de uma nota, por exemplo, pode ser longa ou demorada, pode ser curta ou rápida O som de piano por exemplo não sera tão longo como de um saxofone.

Intensidade:

É a força que o som é tocado, o volume que é executado. Pode ser Forte ou Fraco, um exemplo de som forte são os instrumentos de matais, trompete, trombone, etc. um som mais fraco por exemplo são os sons da flauta por exemplo.

Timbre:

É o que classifica o som por variações ou especies, os timbres não musicais por exemplo, o som de um vidro quebrando é diferente do som tapa na madeira, o timbres musicais por exemplo, o som de um violino é diferente de um clarone, isso quer dizer que cada som tem um timbre, podendo variar ate de instrumento para instrumento, pode acontecer de dois saxofones soprano terem o timbre levemente diferente.

Propriedades da Musica

Musica é a arte de combinar os sons simultaneamente e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. 
• É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som. 
As principais partes que constituem a MÚSICA são: 

Melodia:

É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É a concepção horizontal da Música.
Harmonia:

É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só vez). É a concepção vertical da Música. (CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música).

Ritmo:

É a combinação dos valores tempo, os andamentos da musica.
Isso basicamente é o principio da teoria da musica, como disse no começo do post, esse blog ta muito teórico (chato), para mudar isso preciso da ajuda dos leitores, me perguntem e vamos tornar isso mais dinâmico!






saudações musicais a todos!!







Sempre lembrando, caso tenham alguma duvida, me perguntem, eu sabendo responderei de imediato, caso não saiba pesquisarei para responde-los!!
Caso não consigam perguntar aqui pelo blog, meu e-mail é ciclofonsecaweb@hotmail.com Perguntem a vontade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário